Cabos e Conduites

Atualmente as Bikes dispensam ou encurtaram muito o uso de cabos e conduítes, mas essa novidade tecnológica ainda está ao alcance de poucos. Quase 90% dos ciclistas possuem seus componentes funcionando via cabos e até pouco tempo atrás, eram utilizados para realizar as trocas de marchas e para os freios. Atualmente, mesmo quem utiliza freios a disco mecânicos ou outro sistema que não seja o hidráulico, conta com cabos diferentes dos que são utilizados para os câmbios. A principal diferença entre os cabos de câmbio e freios, está na espessura dos fios utilizados, já que para os freios, a intensidade e a pressão exercida demandam muito mais resistência, além de ficarem mais suscetíveis às torções do guidão. Por isso, os cabos de freios possuem a espessura um pouco maior e tendem a ser e utilizar conduítes mais flexíveis, evitando cortes e rompimentos facilmente. Os conduítes são componentes que permitem a passagem de cabos pelo seu interior. Para cada aplicação, tecnicamente deve ser utilizado um tipo de conduíte diferente, garantindo o máximo de performance e eficiência do sistema que ele conduz. Normalmente, os conduítes são feitos de Nylon® e recapados com outros materiais como plástico e até mesmo fios de aço flexível, que garantem maior durabilidade e impedem a entrada de umidade nos cabos propriamente ditos. Cabos que sofrem com oxidações acabam comprometendo as corretas indexações das marchas ou ainda minimizando a tração do manete de freio e reduzindo a velocidade de frenagem.

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